segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Segredo do Arroz de Polvo




Estas minhas receitas são muito, muito simples (como eu , rsrsrsrs).
Não estou de maneira nenhuma a querer ensinar as boas cozinheiras de alguns blogues que visito, apenas tento dar algumas dicas a quem está a dar os primeiros passos na cozinha.




Gosto muito de polvo! É bom de todas as maneiras.

Esta semana, numa reunião familiar, fui surpreendida com um belo arroz. Que delícia! Parabéns aos cozinheiros...adorei!
Tenho pena que não possam sentir este cheirinho tão bom!...

Passo a descrever os segredos desta receita de família para que se deliciem aí em casa:


O polvo pode ser comprado congelado ou fresco.
Se for congelado, deixo-o descongelar completamente.
Num tacho, coloco uma cebola picada e cubro com azeite.

Junto o polvo partido aos bocados pequenos e deixo refogar bem em lume médio.

Ao cozinhar, o polvo vai largando água e esta é suficiente para cozer o arroz pelo que não é necessário acrescentar.

Dependendo do tamanho do polvo, larga mais ou menos água, normalmente nunca acrescento! Mas se for necessário acrescento um pouco com vinho branco. E neste caso e só no caso de acrescentar, junto um pouco de sal.

Quando o polvo estiver tenro, adiciono o arroz. No fim coloco uns raminhos de salsa inteiros.
Goze do delicioso sabor deste arroz!


Bom apetite!

10 comentários:

Sylvia disse...

Polvo eu não gosto... lembra minha avó, que fazia o bendito nos feriados aqui do Brasil, quando a família se reunia... e, ela batia no pobre coitado... hehehe...

Mas, eu adoro lula, e fiz há umas duas semanas, de forma bem parecida... só que e acrescentei vinho tinto (acho que combina bem com a lula) e salsinha picada. Ficou uma delícia!

Bjs

Nayara disse...

Valei tua visita!! Tão bom ler comentários de gente amiga. Alegra o coração!!!
Quanto a preparar polvo, ai só para quem sabe kkk. XERETAS como eu estão fora. Tenho medinho kkkk.
Beijos muito e tremenda semana abençoada de todo coração.

Pitadasdilu disse...

Eu gosto demais de arroz com polvo, pena que aqui em casa só eu gosto... ficou com ótimo aspecto.
Bjos, Lú.

florzinha Tá disse...

Oi Amiga..
Mil desculpas .. por ñ ter sido tão fiel e nem tão seguidora ..
A culpa ñ é so minha meu pc estava com problemas pra abrir alguns links... e as vezes quando abria o seu ele ñ estava aguentando por muito tempo.
Prometo que virei mais lhe visitar e continuarmos a conversar ...
Adoro receber suas visitas ..e o seu carinho....
Beijoaks...e desculpas,...
Uma linda semana ...

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lia esse arroz ficou lindo demais! Mais tenhu tanto medo de polvo! Aiaiai... Não sei se tenhu coragem de comer o bichinhu! Bjo

Sylvia disse...

Oi, Lia. Pois é, absolutamente sem notícias! A tia dele conversou comigo, e disse que tem horas que bate um desespero... eu imagino! Continuamos todos a pedir, a fazer pensamentos positivos, para aliviar o coração da pobre da mãe dele, que está sofrendo muito.

Obrigada por vc se interessar!

Bjs

Anónimo disse...

Lia minha querida, desculpe mas não gosto de polvo. Mas a receita tá com um visual lindo...
Obrigado amiga por estar sempre me visitando, fico muito contente.
Passei pra te desejar um ótimo dia, milhares de beijos.

florzinha Tá disse...

Ai Amiga que bom que entendeu...
Fico feliz...
vim lhe trazer uma doce estrelinha...
Campanha, SOU SUA FÃ!!!
´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

Tu já ganhaste a tua,
agora vou ver se ganho a minha .
Passa para tuas AMIGAS,
e ganha mais Estrelinhas também.
manda-me de volta se for minha Fã.
Espero que goste...
beijokas....

PratosdaBela disse...

Obrigada pelo segredo...
Jinhos

Ana Paula Gomes disse...

Nossa naõ consigo comer polvo de jeito nenhum... mas parece ser muito gostoso este prato...
Vou indicar para um amigo que só come frutos do mar...

bjos