terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que Maitê Proença pensa de Portugal

Fiquei decepcionada ao ver este vídeo protagonizado pela actriz brasileira Maitê Proença que aproveitou o facto de estar em Portugal para uma peça de teatro, para ridicularizar o meu querido país, o meu amado povo e a nossa cultura.

Este vídeo de mau gosto foi passado no programa Saia Justa, da GNT, sob o pretexto pobre de gozar com os portugueses.GNT nunca mais!

Maitê não só mostrou um imenso desrespeito como também total ignorância acerca da História de Portugal .

Começa por Sintra, onde Maitê mostra a porta de uma casa com o número 3 virado para a direita “para provar que estava em Portugal” e, desconhecendo o significado esotérico deste símbolo, goza com o assunto! “O sujeito pensou para fazer isso!” – pois é verdade... infelizmente Maitê parece não ter inteligência suficiente para pensar no que estava a fazer.

Ela nem calcula que Sintra é uma vila (do distrito de Lisboa) com marcas culturais de uma riqueza surpreendente que cobrem vários séculos da história de Portugal.  Podemos encontrar em Sintra imensos monumentos, castelos e palácios sem esquecer que a Paisagem Cultural de Sintra está classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Também deve ignorar que, no passado, Sintra foi um centro de reunião de intelectuais e políticos. Ali reuniam-se escritores, revolucionários e Ordens Herméticas – daí a vila estar repleta de símbolos que, a qualquer pessoa, despertariam no mínimo, curiosidade.

Também não deve ter a mínima noção do que é um estuário, onde o rio desagua no mar e ambos se confundem, e goza por isso com a denominação “mar” quando se refere ao estuário do Tejo.

O Monumento aos Descobrimentos que ela vê não foi “feito por Salazar”. O Padrão dos Descobrimentos é uma réplica daquele que foi encomendado por Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) e Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.

Fala também de Salazar, de quem ela não sabe nada, imaginando que, por ter sido um ditador, foi igual a Hitler ou a Mussolini . Deveria ter-se informado de quantos anos António de Oliveira Salazar governou em Portugal.  “...mais de 20 anos” – disse Maitê.
Salazar foi Presidente do Conselho durante 48 anos.

No Mosteiro dos Jerónimos, goza com o túmulo de Luís Vaz de Camões, com o estilo arquitectónico manuelino, enfatizando o Manuel, nome injuriado no Brasil nas piadas de português.

Fala também do episódio no Hotel com o seu PC quando o Hotel tem áreas de Internet e, se tinha problemas com o seu computador pessoal, deveria usar o equipamento disponível no Hotel para os clientes. O Hotel não tem obrigação de reparar os equipamentos pessoais dos clientes, sejam PCs, carros, máquinas de barbear ou outra coisa qualquer.

No final do programa Saia Justa uma das apresentadoras leu um email enviado por Maitê quando estava em Portugal dizendo “não estou conseguindo enviar emails de Portugal”. O porteiro afinal resolveu o problema e pelos vistos o PC realmente deve parecer uma "coisa estranha"...mas aos olhos de Maitê Proença.
Como se tudo isto não bastasse, terminou o vídeo a cuspir num chafariz do Mosteiro dos Jerónimos.

Só lamento que a simpatia de tantos portugueses que, como eu, nutriam pela actriz e pelo seu trabalho, tenha sido traída desta forma. E lamento os euros gastos pelos portugueses para ver a peça de teatro da actriz que mostrou não merecer a consideração do público português.

Gostamos, admiramos e reconhecemos o valor de tantos artistas, poetas, actores e autores brasileiros e não é esta atitude de Maitê que vai mudar isso.

Espero agora que Maitê Proença ganhe vergonha na cara e não venha dar entrevistas a dizer que gosta muito de Portugal.
Até a hipocrisia tem limites!

Conheço vários brasileiros, inclusivamente neste blog tenho afinidade com várias brasileiras; com algumas nasceu uma amizade que quero preservar com muito carinho; nenhum dos brasileiros que eu conheço tem uma atitude sequer semelhante à da Maitê Proença, que com certeza, faz parte de uma minoria.

Gostava de acabar com a imagem estereotipada de Portugal que ainda existe na cabeça de algumas pessoas. Quem realmente conhece o nosso povo, a nossa História e a nossa cultura, não fala de nós como se fossemos ignorantes, iletrados com falta de classe e brio. Tenho orgulho em tantos portugueses que se destacam e marcam a diferença, não só em Portugal, como também internacionamente: escritores, pintores, actores, cientistas, bailarinos, desportistas, estilistas, artistas, jogadores de futebolrealizadores de cinema, cantores, arquitectos, poetas, músicos, empresários.

Se alguma dessas pessoas pretender visitar o nosso país e quiser conhecer de facto a nossa cultura e o nosso povo, deverá chegar de mente aberta e sem nenhum conceito pré-concebido. Só assim conseguirá perceber a riqueza da nossa cultura e sentir verdadeiramente na pela a amabilidade deste meu povo tão acolhedor.

A coragem das caravelas, a voz sublime dos poetas, a alma do fado, o sabor da nossa cozinha, o paladar conventual, a curiosidade da ciência, o coração grande das nossas gentes...

Como diz o poeta Tomás Ribeiro somos um “Jardim da Europa à beira-mar plantado” mas temos uma alma sem fronteiras e tão grande como o sonho.



O Infante
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!
Fernando Pessoa  (poeta português)

11 comentários:

florzinha Tá disse...

Oi Amiga....
Fique brava mesmo... reclame e ate se for necessario esmurre uma mesa....
Devemos defender sempre o nosso pais e nosso povo.. Mais tbm deveremos sempre for justo quando for necessario...
Assim faço com o meu..
Mais desculpa por uma brasileira medita a sabichona fazer com o seu amado país...
Ela é bem arrogante e nariz em pé . Mesmo... Boa atriz representando....
SEm noção....
Ela deveria criticar o Brasil.. Mais ai cade a coragem né.... depende do pavo daqui pra comer....
Sobe a cabeça.... a riqueza...e se acham...
Bom adorei as receitas deliciosas... e a dica de bronzeamento....
Bjks...

Fátima disse...

Lia, minha querida, de antemão peço desculpas a você e a todos os portugueses, pelo infeliz comentário da Maitê Proença. Quero que você saiba que a opinião dela não condiz com a opinião de todos nós brasileiros, que respeitamos e admiramos esse belo país!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Amiga, ignore o video... conhece a história da carroça vazia??? se não souber e quiser saber é só pedir q te conto... e além do mais ela é feia, mal amada, baixinha e péssima atriz! tinha de chamar a atenção em algo, e só conseguiu falando besteiras...

esta mulher sim, que é a própria piada!

Lia, aqui no Brasil, algumas pessoas costumam dizer e zombar dos portugueses, dizendo que não são tão capazes e dominadores de inteligencia... mas todos os portugueses que por aqui se instalam, tornam-se ricos e bem sucessidos e os brasileiros seus empregados... aí pergunto a vc, quem é o inteligente na história????

Portanto, sabe o que é isto???
Dor de "cutubelo"!

bjsssssss e os portugas são mais e pronto!

PS>: Adorei a sua foto de perfil, imaginava vc bem diferente...hehehehe :)

Tânia disse...

Lia..eu já tinha visto este vídeo e a minha primeira atitude foi enviar um mail ao GNT mostrando a minha indignação por tamanha falta de respeito.
Ignore por favor esta criatura sem inteligência e medíocre.Infelizmente tipos como ela existem em todos os lugares do mundo.
Beijinhos

Nane Cabral disse...

Lia, eu li na internet a respeito dessa matéria que essa atriz fez. Acho um absurdo uma pessoa pública e que se diz culta fazer um papel desses. Saiba que me sinto envergonhada pelo fato dessa pessoa ser da mesma nacionalidade que a minha: brasileira. Mas saiba,querida Lia que aqui no Brasil as pessoas respeitam e admiram a cultura portuguesa. Bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com ah, li na matéria que ela vai ter que se desculpar no programa pq a comunidade portuguesa daqui do Brasil já notificou o programa.

Nane Cabral disse...

Lia, eu li na internet a respeito dessa matéria que essa atriz fez. Acho um absurdo uma pessoa pública e que se diz culta fazer um papel desses. Saiba que me sinto envergonhada pelo fato dessa pessoa ser da mesma nacionalidade que a minha: brasileira. Mas saiba,querida Lia que aqui no Brasil as pessoas respeitam e admiram a cultura portuguesa. Bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com ah, li na matéria que ela vai ter que se desculpar no programa pq a comunidade portuguesa daqui do Brasil já notificou o programa.

Álbum da Cozinha disse...

Oi Lia
Acabo de saber sobre isso lendo teu post. Como tua amiga Fátima e fazendo eco à Anitinha, estou estarrecida e peço desculpas a ti e às amigas portuguesas e ao povo português que venha a assistir tal vídeo e programa. Quando estive em Portugal senti uma emoção imensa pois não podemos esquecer que foram eles homens de seu tempo, que as coisas aconteceram conforme esse tempo, e hoje compreendemos ou desconhecemos o porquê de como aconteceu. Não leve a sério o que a Maitê infelizmente não soube colocar pq ela não tem o conhecimento científico do que ocorreu.
Por ti vou buscar em meu álbum de fotos ainda não digital, uma ou outra especial que tive o imenso prazer de fotografar em teu país.

Lia disse...

Queridas amigas agradeço a todas esta solidariedade para comigo e com o meu Portugal, fiquei comovida com tanto carinho, estou sem palavras...

Lamento que tudo isto tenha acontecido, não só por Portugal mas também pela Maitê, deve estar
muito envergonhada.

Um beijo cheio de carinho para todas vós, muito obrigado

Anónimo disse...

Oi,lindona obrigada por sua visita. Ah, nossa eu não sabia que a Maite... era tão ridicula.. ela não ofendeu ao país,porém a ela mesma, falando coisas tão sem noção.Beijos linda

Maria Tavares disse...

Olá Lia

vim aqui ter através da querida Noah! Não podia deixar de comentar porque, infelizmente, quem a Maitê mais envergonhou com aquele comportamento grosseiro e a ignorância demonstrada foi ao povo Brasileiro. E se a nós tem que pedir desculpa por "brincar" com a nossa História, ao Povo Brasileiro tem que pedir desculpas por tão mal os ter representado! Um beijo grande aos meus amigos brasileiros, tanto aos que vivem por terras lusas como aos que se tornaram meus amigos virtuais.

Será que a actriz já se deu ao trabalho de ver o que disse de errado??? Se calhar não!

Um beijo também para ti

Maria Tavares

Anónimo disse...

Maitê Proença diz (alguma) coisa inteligente quando lhe apresentam um script pronto. Ela lê ou decora e daí abre a boca. Se for no improviso diz pataquadas e o mesmo se aplica pra mulherada do tal programa Saia Justa.. começando pelo nome do programa. Quem enviou Maitê Proença a Portugal? foi a TV Globo? A gaja deveria, antes da viagem, umas duas semanas antes, ter lido um texto sobre os lugares que ela visitaria e o que deveria comentar. E certificar-se de que ela decorou tudo muito bem. Maitê Proença é um produto da TV Globo... não há muito a acrescentar. --Lisa