quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pão-de-Ló de Ovar



Esta receita é rápida e fácil, faço algumas vezes durante o ano.
Fica bem fofo este pão-de-ló de Ovar!
Gosto de o acompanhar com queijo e uma boa chávena de chá...rsrsrs, há pessoas que gostam com vinho do Porto...hehehehe


Tome nota:
10 gemas
6 ovos
250 g de açúcar
100 g de farinha de trigo peneirada 
2 folhas de papel almaço
Ligue o forno a 180ºC .
Bata o açúcar com os ovos inteiros e as gemas, durante 10 minutos.
Misture a farinha peneirada e bata mais 15 minutos.
Unte as folhas de papel almaço com manteiga e forre uma forma. Coloque a massa dentro e leve ao forno a 180ºC, durante 15 minutos. O meu segredo para deixar este pão-de-ló com um recheio de ovos moles é, após os 15 minutos de cozedura, desligar o forno e deixar a porta aberta.
Retire depois o pão-de-ló quando o forno estiver frio.

Nota: Quando termina a cozedura vai sentir que a massa não está totalmente cozida. não se preocupe pois deverá ser assim para que o pão-de-ló fique húmido e com um creme de ovos moles.

12 comentários:

Unknown disse...

Tenho de usar o papel almaço? Não posso untar a forma e colocar a massa direto nela? Beijinhos.

Paulinha disse...

Este pão de ló ficou com um aspecto bem gostoso. E é um bolo que sai quase sempre bem!!! Beijinhos

Sónia Meirinho disse...

bem lindo e brilhante!! imagino o interior!! uiui!! beijos

Comsentido disse...

Adoro pão-de-ló, e o teu tem muito bom aspecto. Parabéns. Um dia destes experimento fazer.

florzinha Tá disse...

Aiii Menina....
Quantas delicias.....
Que pãodelo é esse ..
Bem diferentre do meu ..
Alias so faço o meu pra bolo de niver com muito recheio... acho ele meio sem graça pra saborear simples.... Mais o seu me pareceu muito saboroso...
Irei esperimentar....
Estava com saudades....
Beijokinhas e desculpa a demora de visitas....

Lia disse...

Eronaldo,

É necessário colocar um papel grosso untado com manteiga.
Se não tiver, pode usar papel vegetal. No pão-de-ló o papel é colocado em quadrados sobrepostos com os bicos do papel virados para dentro. Brevemente farei um post para mostrar a forma de o fazer.

A forma original de fazer o pão-de-ló é em formas de barro não vidrado mas sempre usando papel.

Depois diga-me como ficou. ;)

Bjinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Demais essa receita hein, estou com muita vontade de experimentar, o problema tá a falta de tempo, vou deixar guardadinha aqui! Bjinhos Lia

Fátima disse...

Lia, esse pão-de-ló tá de se comer rezando! a foto ficou linda. Beijos.

Maria Lúcia disse...

Oi
vou ter que fazer outro dia.
Mais vou ver outra receita
sua pra não ficar sem comer bolo.
Motivo tenho que ir as compras.
Beijos...
Lúcia.

Borboleta disse...

Esse pão de ló ficou lindo!!!

Anónimo disse...

Boa tarde eu gostava de saber qual o nome do papel que se usa para o pão de ló de Ovar, obrigado.

Sara disse...

Eu amo a padaria é algo que eu sempre gostei, espero que em algum momento têm a capacidade de fazer isso, mas é sempre a opção de delivery