quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A minha Francesinha




A Francesinha é um prato típico do Porto, a minha cidade, que surgiu nos anos sessenta.
É um prato muito apreciado pelos Portuenses e costuma ser servida nos cafés e restaurantes mais tradicionais da cidade, dos mais chiques aos mais populistas.
Presentemente, existem diversas variantes da receita (com cogumelos, com camarão, até vegetariana...) mas a base e o espírito permanecem os mesmos.
O segredo da Francesinha está no molho que deve ser avermelhado e picante.
Este segredo é bem guardado, mas qualquer Portuense que se preze, sabe quase por instinto, fazer um molho gostoso.



Molho:
Cubro o fundo de um tacho com um pouco de azeite.
Junto duas cebolas médias picadas e dois dentes de alho.
Deixo refogar até a cebola alourar.
Junto:
1/2 litro de vinho branco
1 cerveja
1 lata de tomate pelado
1/2 copo de Vinho do Porto
1/2 copo de Jerupiga
Tempero com sal e pimenta qb e um pouco de mostarda
Deixo ferver e se necessário, rectifico os temperos.
Passo a varinha mágica.

Ingredientes (por francesinha):
2 fatias de pão de forma
2 fatias fiambre 
5 fatias queijo
1 salsicha fresca
1 linguiça
2 fatias de paio
1 bife  de vaca
1 ovo
 
Começo por grelhar o bife, a linguiça e a salsicha fresca. Frito o ovo e reservo.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, coloco uma das fatias de pão de forma, por cima o bife grelhado, a salsicha, as fatias de fiambre, as fatias de paio, a linguiça e uma fatia de queijo. Tapo com a outra fatia de pão de forma  e cubro-a com as 4 fatias de queijo.
Depois levo ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.
A seguir, junto o ovo frito e adiciono o molho.
Sirvo de imediato!
Acompanho sempre com batatas fritas.

Bom apetite!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MEL COM CANELA






O mel é produzido em quase todos os países do mundo.


A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com canela.
 



DOENÇAS DO CORAÇÃO
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma regularmente no café da manhã no lugar da geléia. Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos infartos. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, utiliza-se essa pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa.


COLESTEROL
Duas colheradas de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deve-se tomar 3 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente controla os níveis do mau colesterol.

CANCRO
Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que o câncer do estômago e ossos foi curado com sucesso. Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela, durante um mês, 3 vezes por dia.


PERDA DE CABELO
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva o mais quente que resistirem, uma colherada de mel e uma colherzinha de canela em pó no couro cabeludo. Deixar por 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo para quem deixar a pasta na sua cabeça por somente 5 minutos.


INFECÇÕES DE RINS
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e uma colherada de mel, mata os agentes da infecção nos rins.Tomar duas vezes por dia. até que a infecção acabe.


ARTRITE
Misturar: uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó.
Beber uma de manhã e uma de noite. Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada de mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 dei xaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam já caminhar.


VELHICE
Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente... misture 4 colheradas de mel, uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferva para fazer um chá com estes ingredientes e beba 1/4 de xícara, três ou quatro vezes ao dia.
Mantém a pele fresca e suave, e diminui os sintomas da idade avançada.
Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.


PERDA DE PESO
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com uma colher de canela fervido numa xícara de agua. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.


MAU HÁLITO
A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo com uma colher de chá de mel e pó de canela, o pó misturado em água quente. Assim a respiração mantém-se fresca por todo o dia.


ATENÇÃO, MUITO IMPORTANTE:

Esta é uma lista sugerida de benefícios do mel e não uma lista de recomendações médicas. Quem precisa de atenção de médico ou de dentista deve procurar esses profissionais e confirmar a possibilidade de seu uso durante qualquer tratamento.

Crianças até um ano de idade não devem comer mel, sob risco de terem reações que podem levar a óbito. Só deve ser usado mel na alimentação infantil, depois de consultar um pediatra.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Compota de figo da Régua



Ofereceram-me uma caixa de figos frescos da Régua...com umas lindas cores vivas e muito docinhos. Então separei alguns para fazer uma compota deliciosa que sabe tão bem no Inverno.
Fiz esta compota de figo já em Novembro passado mas guardei estas fotos para partilhar convosco, aqui no blog, esta receita tão fácil e delicosa. Só de olhar faz crescer água na boca. rsrsrrs

1 kg de figos frescos
750 gr de açúcar amarelo
1 pau de canela
Começo por lavar muito bem os figos e tiro o pé (a pontinha dura).
Abro-os ao meio com as mãos e levo-os ao lume brando, mexendo sempre.
Junto o açúcar e o pau de canela e misturo muito bem.
Deixo cozinhar em lume brando durante 1h30 aproximadamente e mexo com frequência.


Tiro então o pau de canela.
Como gosto de sentir os pedaços de figo na compota, não desfaço muito os figos.
Quem preferir, pode passá-los com a varinha mágica e deixar depois engrossar mais um pouco.
Distribuo a compota por frascos previamente esterilizados e fecho-os hermeticamente.

Depois delicio-me! :)
Bom Apetite!


Bookmark and Share

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bacalhau à Zé do Pipo








Este bacalhau é sem dúvida uma delicia, é de comer e chorar por mais. Toda a gente gosta.

Experimente!


Depois de demolhar 4 postas de bacalhau ferva-o, durante 10 minutos em leite temperado com um pitada de pimenta. Retire o bacalhau do leite com cuidado para não o desmanchar. Faça um puré de batata com o leite de cozer o bacalhau , junte 1 gema e uma clara batida em castelo. Unte bem, com margarina uma assadeira de barro. Disponha o puré em coroa deixando o meio livre. Aloure, em azeite, 2 cebolas grandes e 6 dentes de alho, cortados em rodelas muito finas. Deite-os no centro da assadeira. Por cima ponha as postas de bacalhau e cubra-as com maionese. Leve ao forno a gratinar. Enfeite com azeitonas pretas e acompanhe com uma boa salada.


Bom apetite!


Bookmark and Share