sábado, 29 de agosto de 2009

Arroz de legumes




Adoro este arroz!

Recordo-me com muita frequência de quando era criança (porque isso já foi há alguns anos ...rsrsrs) visitar a titia e ficar para almoçar. Parece que estou a ver! Que mesa bonita... ela era vegetariana , então as refeições lá em casa eram bem coloridas! As saladas, o arroz de legumes, as massas, os pudins de vegetais, as lentilhas e a fruta que se comia antes das refeições. Era bom...diferente, carne não se comia, peixe de longe a longe mas a variedade de fruta e vegetais (alguns até que nunca tinha visto) era imensa. Era tudo muito bom e saudável .

A receita do arroz ficou, e ainda se faz, é assim... bem simples:

Num tacho pico 1 cebola, junto 1 tomate grande e maduro, nabo aos bocados, pimento verde ou vermelho (se quiser os dois) ramos salsa, couve penca, brócolos, ervilhas, cenoura e tantos outros ao gosto de cada um; azeite, arroz e a água necessária para o cozer. TUDO EM CRU. Levo ao fogão tempero de sal e uma pitada de pimenta a gosto e deixo cozer até ficar pronto.


Dicas:
-Use os legumes que houver em casa, quanto mais variados e coloridos melhor.
-Se gosta do arroz seco, adicione menos um pouco de água do que é costume. Ao cozer, os legumes largam bastante água e portanto ajuda na cozedura do arroz.

Tire partido do colorido dos legumes e frutas, motive os seus filhos a comê-los.
Não se esqueça como são importantes na sua alimentação.

Bom apetite!

3 comentários:

Noah disse...

Não tenha dúvida que vou experimentar.
Me apeteceu por d+ e contigo viajei em minha viagem particular. Que bom, grata por teu post.
Um abração enorme para ti Lia.
Tenha um baiiiita findi.
B~.õs

as santinhas disse...

oi lia,
gostamos do blog e do arroz (adoramos legumes). estamos te companhando. e já que gostas de moda que tal olhar nosso blog:
http://santapatricia07.blogspot.com/
abraços
as santinhas.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lindo esse arroz! Parece ser delicioso! Bjaum