sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ervas Aromáticas


Adicione ervas aromáticas aos seus cozinhados, não só substitui o sal, como também dão um sabor especial aos seus cozinhados.

Alecrim: de aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas.

Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Óptimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

Coentros (em grãos ou moído): A semente inteira é usada no preparo de ponche, pickles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes.

Erva Doce: Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.

Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Óptimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

Manjerona: de sabor requintado, semelhante ao orégãos é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido.

Orégãos: Indispensável para pizzas. Óptimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Salsa: Óptima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios.

Sálvia: Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.

Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.

12 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lia uma ótima dica! Adoro ervas! Uso em praticamente td que faço! Bjinhos

Anónimo disse...

oie, gostei das dicas, vou começar a usar mais temperos.Beijos

Unknown disse...

Ótima idéia amiga. Há muito penso em fazer isso aqui em casa, o problema é que moro num apartamento e ainda não sei como colocar isso em prática. Se tiveres uma idéia me diz.
Beijos, bom final de semana.

Tati disse...

Eu já faço isso...tenho pressão alta não posso com sal,mesmo assim amei a Dica...Valeu!
DEUS te Abênçoe!!
Bjs!

Anónimo disse...

olá Lia,

Gostei muito da sua sua dica, eu também tenho cá em casa algumas ervas aromáticas plantadas, assim já tenho mais informações de como as utilizar.

Bjinhos

Choinha

Lia disse...

Nayara,
Olá como vai tá tudo bem com você?
Pode ter as ervas aromáticas plantadas num vaso grande ou em pequenos vasos na varanda. Vale a pena! è muito agradavél ter estas ervas ãlém de dar sabor á sua comida também fica um cheirinho bom na sua varanda. Acho lindo enquanto cozinho olhar os vasinhos e apanhar um pouco de erva para aromatizar os meus cozinhados rsrsrsrs
Bjinhos e muitas bençãos de Deus

Sylvia disse...

Que delícia de post! Eu adoro usar ervas nas minhas comidinhas! Vou até salvar aqui no meu computador!

Essa carta que eu escrevi foi de uma blogagem coletiva. Delícia de "brincadeira" séria! Foi muito bom exorcizar meus fantasmas! hehehe

Quanto ao Thiago, nem uma palavra ainda. Mas, temos fé que ele ainda vai aparecer!

Bjs e uma ótima semana para vc!

Álbum da Cozinha disse...

Oi Lia
É mesmo, precisa muita coragem para começar tudo de novo e logo em seguida ao "caos". Deu um quiprocó na conta porque fui muito "gulosa" agora aprendi que não se pode ter tanto blog numa conta só e com tanta imagem acabou estourando. Tô arrepiada pensando que o mail também vai pro beleléu pois não dou conta e tem mais de 2700 mensagens lá que não consigo resolver.
Buenas, vou tentar motivar as pessoas a migrarem para o 2, tomara eu consiga, por isso muiiiiiito obrigada pela força, pelo apoio e carinho.Uma ótima semana.
Abraço grande

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia, esta decoração está maravilhposa. Eu adoro saladas. Faço uma sopa que acabou com a minha bronquite e a da minha filha. De três em três dias eu mando para dentro.
Eu não me recordo do lance do peixe ( ? ).
Volte sempre. Sua página é uma delícia !
Saudações Florestais !

Danieli disse...

Olá, muito lindo o teu blog, adorei! Quando puder, visite o meu: www.nossacozinhadani.blogspot.com

Pitadasdilu disse...

Ótima dica, temperos são maravilhosos e deixam a comida tão saborosa, gosto demais de usá-los.
Bjos, Lú.

Maria Vitamina disse...

A cozinha sem ervas aromáticas não é a mesma coisa, pois não? Eu uso e abuso delas, até faço questão de cultivar algumas para não ter de andar sempre a comprar.
Bjs