quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ensine o seu cão a fazer xixi no lugar certo

Sempre tive animais de estimação e os cães são, sem dúvida, os melhores amigos.

Para quem não tem muita experiência com cães, uma das maiores dificuldades que encontra, é ensinar o seu amigo onde deve fazer as suas necessidades.

O método que vou passar a descrever já ensinei a várias amigas e é infalível.
Vai ver como ensinar o seu cão a fazer xixi no lugar certo é mais fácil do que pensava.

Antes de mais, não esqueça que, para os cães, é perfeitamente natural fazer xixi e cocó em qualquer local e assim que lhes der vontade.
Devemos ser nós a ensinar, com amor e paciência, o que consideramos serem as atitudes apropriadas.

A primeira coisa a saber é que o seu cão vai ter vontade de fazer xixi logo após as seguintes actividades:
  • depois de acordar
  • depois de comer
  • sempre que acabar de brincar muito
  • logo após roer o seu brinquedo favorito

Sendo assim, deve ficar atenta e levá-lo imediatamente à rua!
Deste modo, o seu cão vai habituar-se a fazer as suas necessidades fora de casa e, mais tarde, será ele próprio a avisá-la que precisa de levá-lo à rua.

Mas para evitar que o meu cão faça xixi dentro de casa ?

Se encontrar um xixi ou um cocó dentro de casa, é importante saber que NÃO DEVE esfregar o focinho do cão na urina ou fezes, dar broncas e não adianta a violência! Jamais faça isso!!!
Ele não vai compreender e ficará mais confuso e assustado; vai ganhar medo e só irá servir para perder a confiança que tem em si! Leve-o calmamente para outro sítio, limpe tudo com muito cuidado e tenha mais atenção da próxima vez!

Na altura exacta em que ele estiver a fazer xixi no seu tapete diga um NÃO com uma voz mais séria. Pegue no cãozinho e leve-o para o sítio onde ele deve fazer o xixi.
Convém ser um sítio onde ele tenha um acesso fácil. Eu, por exemplo, escolhi a lavandaria.

Molhe uma folha de jornal no xixi do cãozinho e coloque-a em cima de outra folha limpinha.
Ponha então estas folhas de jornal no sítio onde quer que o seu cão faça as necessidades.

Sempre que perceber que o seu cão está a cheirar o chão com muita intensidade ou a andar às voltas e a cheirar o chão ao mesmo tempo, não espere! Pegue nele ao colo e ponha-o em cima do jornal imediatamente. Assim que ele fizer xixi faça-lhe MUITAS festinhas e miminhos!

O segredo é que os cães gostam de fazer xixi sempre no mesmo local e isto irá atraí-los para aquele sítio.
Por esta mesma razão convém também limpar muito bem os outros sítios onde ele possa ter feito xixi.
Há ainda produtos no mercado que prometem eliminar odores a urina. Vale a pena tentar!

Se seguir estes conselhos, dentro de algum tempo o seu cãozinho passará a ir sozinho ao jornal para fazer xixi.

Conte-me depois a sua experiência! ;)

11 comentários:

Unknown disse...

Acho que o dono do cãozinho da foto está dando pouca atenção para ele e ficando muito tempo na internet. Ele está carente e se vingou fazendo xixi co computador.
Também tenho uma cachorrinha "Nina", ela é bem educadinha. O que você disse está certo, e amor sempre em primeiro lugar.
Obrigado por seguir o "Cafezinho das Cinco".

Eliane Jany Barbanti disse...

Seu comentário foi bom e está correto, já fiz com meu cãozinho ADORADO e deu certinho.
Gostei do seu blog e seus assuntos por isso a estou seguindo. Agradeço sua vizita ao meu e por tornar-se minha seguidora tb.
Graça e Paz com o Senhor.
Bjs.
Eliane

Yasmin disse...

OIIIIIIIIIIIIiiiiiiiiiiiiiiiii
virei sua seguidora
quando puder passa no meu blog e vira minha seguidora tbm???
vlw
parabéns pelo blog

Lia disse...

Olá Eliane,

Fico contente por saber que é seguidora do meu blog. Vou estar também ligada ao seu.
Bjinho

Lia disse...

Olá, Yasmin,

Estou no seu blog.
;)
Bjinho

Unknown disse...

Amiga (será assim que te chamarei agora...) obrigada pela sua visita, pelo seu carinhoso comentário,e por estar XERETANDO NA COZINHA comigo!
Tambem estou te seguindo!
Hoje a visitinha é rápida, só um alozinho, pois estou indo para a igreja.
Desejo-te um lindo domingo e uma semana de vitórias.
Beijos no seu coração!

solange disse...

Estava atrás de uma dica destas, pois minha filha ganhou um cachorrinho e ele vive fazendo as necessidades da cozinha. Vou colocar em prática e ver se dá certo. Valeu!

Lia disse...

Olá Solange como vai? Eu queria saber como está seu cãozinho faz tudo direitinho? ou ainda está a aprender. Por favor me informa,
bjs

Julia disse...

Eu ensinei meu cãozinho exatamente dessa maneira,embora tenha trocado o jornal por um pano velho.Ocorre q meu marido usou a filosofia do esfregar o nariz nas fezes dele,dai sempre q ele sentia-se assustado ou chateado,o q fazia?Ia a nossa cama e fazia xixi no lado q meu marido dorme.Fez isso duas vezes,ate que meu marido passou a trata-lo com mais paciencia,a dar-lhe mais carinho e atenção.Ja esta com um ano e meio e so faz as necessidades no passeio na rua.
Julia Darc

Unknown disse...

Olá, bom dia

Tenho um cachorro com um mês e meio. Ofereceram à minha filha e foi um erro retirarem o cachorro tão cedo da mãe. Agora ele fica a noite inteira a ganir, e só se cala se eu passar o tempo todo a brincar com ele. Mas já não estou aguentando tanta noite sem dormir. Durante a noite brinco com ele, dou-lhe comer, tento acalmá-lo com festinhas, deixo-lhe a minha pantufa, que ele adora. Mas não está a resultar. Tem algumas dicas que me possam ajudar a acalmar o meu cachorrinho?

Lia disse...

Olá,

Como acontece com qualquer bebé, quando o filhote chora por se sentir sozinho, com fome ou com frio, é a sua forma de chamar a mãe que prontamente o conforta.

É natural que o seu cachorrinho se sinta inseguro e chore quando é colocado num ambiente completamente diferente e uma mudança brusca de ambiente pode ser traumatizante para ele.

Então primeiro, você precisa passar algum tempo com o filhote no local onde quer que ele fique para que crie boas lembranças.

Como ele já está acostumado com você, é bom deixar objetos que remetem a sua presença, como faz com a sua pantufa que tem o seu cheiro.

Deixo aqui o link com mais dicas valiosas do Dr Pet para você colocar em prática: http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=103

Vá dando novidades. :)

Bjinho