sábado, 24 de outubro de 2009

Animais de Circo - compra e reprodução proíbidas em Portugal


No passado dia 13 de Outubro, saiu uma lei em Portugal que proíbe a compra e a reprodução de espécies selvagens por parte dos donos dos circos.

Os directores dos circos em Portugal contestaram esta lei, e dizem que tratam bem os animais, mas as associações de Defesa dos Animais não concordam.

Por exemplo, o Presidente da Associação Animal, Miguel Moutinho, revelou que «em todos os circos que investigámos, dos mais pequenos, aos maiores, em todos encontrámos animais a viverem em condições miseráveis, a exibirem feridas ensanguentadas, situações de agressão..."

Esta lei não resolve a situação dos elefantes, leões e tigres que vivem actualmente nos circos pois, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, vão continuar a viver nos próximos 10 ou 20 anos devido à sua idade.

No entanto esta lei é um sinal de esperança para que Portugal seja um país livre da exploração, tortura (touradas, por ex.) e do abandono de animais.

Concordo com esta lei mas os resultados irão ser vistos só a médio prazo e ainda há muito mais a fazer.
É urgente que o nosso país tenha também uma legislação que considere todo e qualquer acto de crueldade para com os animais como crime e que aplique devidamente essa legislação.

Os animais sentem a dor, o frio, a angústia. Qualquer pessoa pode ver a imensa tristeza e a falta de brilho nos olhos dos animais que passam o seu tempo enjaulados, por exemplo.

Os circos não precisam de animais para atingirem o sucesso.
O Cirque du Soleil é um excelente exemplo do chamado "novo circo" (sem animais), cheio de histórias e performances maravilhosas. Rodam vários espectáculos em todo o mundo e têm grande sucesso... de chegar às estrelas!

Assim como os humanos, os animais selvagens só são felizes em liberdade!

Deixo aqui uma reportagem que retrata bem a realidade em que estes animais vivem.
Não é aconselhável aos mais sensíveis.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lia...

Depois passe lá no meu cantinho que te ofereci um selinho, ok?

Tenha um fim de semana maravilhoso!
Beijinhos.

Ernestina tina777 disse...

Que tengas un feliz fin de semana y gracias por tu visita,

Besos.