segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Receita antiga - Pastéis de Nata

Esta nova receita é da mãe de uma amiga, que já tem alguma idade e que os costuma fazer.
Normalmente, é ela que faz a massa folhada e também me deu a receita, mas a massa folhada dá um pouco de trabalho e acho que nem toda a gente a consegue fazer bem. Não dou aqui a receita porque não é fácil de explicar.
Bem, mas quem não a souber fazer pode comprar feita.

Creme:
60 gr de farinha triga
0,5 litro de leite
1 pau de canela
0,5 kg de açúcar
2,5 dl de água
6 gemas de ovos
1 casca de limão

Começa por fazer o creme, assim:
Desfaz a farinha com um pouco de leite,( sem grumos) e reserva.
À parte ferve o restante leite com  a casca de limão e o pau de canela.
A seguir adiciona o leite fervido em fio, à farinha já dissolvida, mexendo sempre e leva a ferver em lume lento, continuando a mexer, para não pegar no fundo, quando começa a ferver, retira.
Entretando, põe a ferver o açúcar com a água durante 3 minutos, ( NÃO MAIS) e retira. Depois adiciona em fio, ao preparado anterior, mexendo sempre. Reserva e fica a arrefecer.

Corta a massa em pequeninas rodelas com cerca de 1,5 cm de espessura. Coloca cada rodela sobre  o fundo de uma forma lisa própria para queques. Com os dois polegares (molhados em água fria)  faz pressão na massa andando sempre á volta no mesmo sentido, espalhando a massa de modo a encher com ela a forma toda. Nas bordas da forma a massa tem que ficar um pouco mais grossa, para que a massa fique folhada. Após todas as formas estarem forradas, mete-as dentro de um  tabuleiro de ir ao forno.
Ao creme que estava reservado,  junta as gemas e mexe. De seguida passa tudo por um coador de rede. Depois enche as formas (não totalmente) com muito cuidado para não deitar por fora (para que fique folhadinho nas bordas). Vai ao forno a cozer em 15 minutos e ficam prontos.
Por vezes custa a sair das formas e nesse caso retira com a ponta de uma faca.
Para que fiquem bonitos, é muito importante que o forno esteja bem quente, mais de 200 graus

Por fim polvilha com canela e/ou açúcar.

Bom apetite!

7 comentários:

Mary disse...

Olá,Titia,
Esse pasteis estão divinos!
só falta um café acompanhar:)

bjs

RATOLINHA disse...

Quero 1 para o meu lanche.
Têm muito bom aspecto.
bjs

florzinha Tá disse...

Menina ...
vocÊ esta lendo meus pensamentos é.....
Ontem me deletei com uns pasteis de belem ..... São maravilhosos.... Minha familia é louquinha por eles sem falar nas cças .. Mais a Greicy... Então.... é uma formiguinha a gente tem que insentivar ela a comer e ate dou na boca sempre com apromesa de um doce depois.... So assim pra ganhar uns kilinhos se ñ ela vai afinando.. hehhehehe.
Mais .. Ontem fomos fazer lanche no habbi's... e eles vendem e como de costumes compramos uns pasteis de belem ...
depois das esfirras e quibes .. Fomos ao ataque.. ela chegou a enfiar um quase que inteiro na boca... so pra pegar outro .. tadinha tão inocente .... Me olhou cheia de dengo ... da mamãe. da ...
Ai eu posso....
E maridão olha e me disse um desses vc ñ faz.....tem que aprender
É eu sei que ñ faço ... Mais sei quem pode me ajudar... Pensei em vc...
Ja que os pasteis vem de postugal.....
E vc me posta eles .. que coisa em!!!!
Agora tenho que ir caça da massa. O creme parece bem facil.
Mais coloco so uma rodela de massa ou varias uma encima da outra....
Puxa vida falei muito. kkkkk
Beijokas....
Uma boa segunda...

Tânia disse...

Já ensaiei várias vezes fazer estes pastéis em casa, mas sempre tive muito receio de errar. Da forma que explicas parece ser fácil. Me animo a tentar :D
Bjs

Sylvia disse...

Nossa, que vontade... eu adoro estes, mas, adoro muito mais os pastéis de Belém.. que eu vi que vc postou aqui embaixo... aqui onde moro é super difícil de achar. Quando eu morava em São Paulo, tinha uma doceira especializada em doces portugueses, que era bem pertinho da minha casa... eu vivia lá...

Vou tentar fazer. Vamos ver como me saio!

Bjs

Anónimo disse...

Que delici,
Maria Alice

Fátima disse...

Ô Lia, manda unszinhos desse pra cá, manda?! hehehe :))