domingo, 18 de outubro de 2009

Empadão de alheira

Este empadão é diferente e muito bom, adorei!
Comi pela primeira vez em casa de uma amiga que por sinal cozinha muito, muito bem.
Posso dizer que até lambi os dedos, rsrsrs

3 alheiras de boa qualidade
2 molhos de nabiças
Puré de batata
Alhos
Azeite qb

Para adiantar, começo por fazer o puré  de batata e reservo.

Depois abro as alheiras com uma tesoura, e retiro toda a pele, reservo o miolo.

Num tacho cozo as nabiças, a seguir escorro muito bem toda a água e corto aos bocados.

De seguida,  junto num tacho o azeite e os alhos bem picadinhos deixo aquecer um pouco e adiciono as nabiças e as alheiras, misturando tudo muito bem em lume brando.

Unto um tabuleiro de ir ao forno com manteiga e forro o fundo com puré coloco por cima a  mistura  (alheiras + nabiças)  e cubro com o resto do puré. Não é necessário barrar com ovo.


Bom apetite!

11 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Mas deste jeito até eu lamberia os dedos...hehehehehehe

bjssssssssss

SoraiaSilva disse...

Adoro alheira.. e também eu lamberia dos dedos :p
Que delícia!
Beijinhos*

Fátima disse...

Fantástico esse empadão Lia. Beijinhos!!

Maria Tavares disse...

Esta receita "cheira-me" mesmo muito bem! Tenho que experimentar!

Beijinhos
Maria Tavares

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hum... Deve ficar delicioso mesmo! Adorei a receita simples e deliciosa! Bjinhos :D

Anónimo disse...

Lia...

O que são alheiras e nabiças?

Desculpe, mas não conheço esses ingredientes...rsrs

Tenha uma ótima tarde, beijinhos.

Tânia disse...

Eu lamberia os dedos, os beiços e o prato...hehe
Não resisto a uma boa alheira!
Beijinhos

Lia disse...

Valéria, no Brasil pode ter outro nome mas eu não sei, vou tentar explicar o melhor possível tá

A alheira é um enchido que tem o formato de uma ferradura, típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne e gordura de porco, carne de aves, pão, etc.

Nabiças são folhas e talos tenros das folhas do nabo.

O sabor destes 2 alimentos ligam bem entre si e juntos são uma delicia.

Beijinhos querida, espero ter ajudado.

Lia disse...

A todas vocês amigas obrigadas pela visita, beijinhos...muitos para todas.

Anónimo disse...

Lia minha querida...

Obrigado pela paciência de ter me explicado o que são os ingredientes. Pena que aqui não tenha, pois parecem deliciosos...

Tenho um carinho imenso por você.
Fique com Deus, beijos!

Smsn-artes e ideias disse...

adoro alheiras!!!!!!

smsn.artes